Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bolo de Chocolate

Um veio do Egito Antigo e o outro da América pré-colombiana. A parceria entre bolo e o chocolate existe há mais de três séculos e continua ser perfeita. Presente em datas festivas ou num rotineiro lanche, este bolo não tem hora para ser degustado. Um bolo de chocolate é sempre um clássico que quase todas as pessoas admiram, este bolo é um cavalheiro distinto e elegante que nunca nos deixa ficar mal!  


Ingredientes:

200 gr. de açucar
200 gr. de farinha
200 gr. de manteiga amolecida
4 ovos
1 c. de chá de (fermento)
2 c. de (sopa) de cacau 
1 c. de (chá) de essência de baunilha
100 ml.de leite 
100 ml de café a (ferver)


Cobertura e recheio:

200 ml.de natas 
200 ml.de chocolate
1 c. de (sopa) de mel


Preparação:

Pré-aquecer o forno nos 200º.
Comece por bater o açucar e a manteiga  muito bem até obter um creme esbranquiçado, de seguida juntar os ovos um a um batendo sempre em cada adição, a seguir junta-se o cacau e a essência de baunilha e  o leite bate-se mais uns minutos e a seguir o café a ferver sempre a bater, peneirar a farinha com o fermento e envolver muito bem. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada, a 180º cerca de 45 minutos.  
Para ver se está cozido faça o teste do palito. Depois de cozido deixe arrefecer completamente.


Cobertura e recheio:

Leve as natas ao lume até ficarem bem quentes mas não se deixa ferver, depois de bem quente retira-se para o lado e junta-se o chocolate partido aos bocadinhos e deixa-se derreter, vá mexendo até formar uma textura suave e brilhante adiciona-se o mel e mexe-se mais um pouco e retire do lume deixe arrefecer até a mistura ficar espessa. Recheie com 1/3 do chocolate sobreponha a outra metade e barre o bolo com o restante chocolate. Decore com raspas de chocolate e polvilhe com cacau em pó.
Delicie-se!!! 

5 comentários:

A Paixão da Isa disse...

adoro bolos de chocolate este esta 5* e essa fatia ela é para mim ok? hehe adoroooo bjs bs

Sonhos da su disse...

Esta com um aspecto fantastico. Adoro bolinho de chocolate!!!:) beijinhos

Tertúlia da Susy disse...

Nunca digo que não, ainda por cima tão lindo.

Natércia Ramalho disse...

Este bolo ficou fabuloso deve ser uma delicia..um beijinho e um bom fim de semana.

CRIKA disse...

Sensacional seu bolo!!! Sou apaixonada por bolos de chocolate!!! As fotos fiaram tão lindas que dá vontade de comer a tela!!! rs Olha só eu gravei uma vídeo receita e quando tiver um tempinho passa lá pra me conhecer: http://chefcrika.blogspot.com.br/