segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Massa com lulas e camarão


Ingredientes:

300 gr. de lulas frescas limpas e cortadas aos pedaços
300 gr. de camarão
2 tomates maduros
3 dentes de olhos
1 cebola
3 colheres de (sopa) de azeite
meio copo de vinho branco
1 colher de (sopa) de concentrado de tomate
250 gr. de esparguete 
Pimento q.b
Pimenta q.b
Sal q.b

Preparação:

Comece por colocar um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar até a cebola ficar loirinha, de seguida junte o tomate esmagado e pelado, junte o vinho e deixe ferver 3 minutos, logo depois junte as lulas arranjadas e cortadas aos pedaços tempere com pimenta e um pouco de sal, deixe refogar 20 minutos em médio. Coza os camarões em água a ferver com um pouco de sal durante 5 minutos, escorra os camarões e reserve a água, descasque os camarões e ferva as cascas e as cabeças durante mais 5 minutos na água que cozeu os camarões. Coza a massa esparguete temperada com um pouco de sal, al dente. Junte ao refogado o pimento as tiras e um pouco da água dos camarões já coada, e deixe ferver mais 4 minutos, acrescente os camarões e o concentrado de tomate, retifique os temperos deixe apurar mais 2 minutos, escorra o esparguete já cozido, junte ao refogado e mexa com um garfo, sirva bem quente e polvilhado com salsa ou coentros a gosto.
Bom apetite!!!


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolo de Bolacha


   
Ingredientes:

1 pacote de bolacha e meio de bolacha (tostada ou maria) utilizei tostada
250 gr .manteiga sem sal
200 gr. de açúcar
2 colheres sopa de café 
3 gemas de ovo 
Café q.b.



Preparação:  

Comece por bater a manteiga que deve estar a temperatura ambiente, de seguida junta-se o açúcar aos poucos e as colheres de café as gemas e bate-se muito bem até ficar um creme homogêneo.
De seguida molham-se as bolachas uma de cada vez no café, que deve estar morno, cobrir o fundo dum prato com as bolachas, dispondo por cima uma camada de creme, colocar novamente outra camada de bolacha e outra de creme, faz-se assim continuamente até acabar as bolachas, no fim cobre-se todo o bolo com o restante creme. Decora-se com bolacha ralada ou a gosto. Levar ao frio durante umas horas.
Sirva bem fresco!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bolinhos de Cenoura com Passas



Ingredientes:

500 gr. de açúcar
1,5 dl. de água
1 casca de limão
1 pau de canela
4 ovos
6 gemas 
1 colher de (sopa) de farinha
100 gr. de cenoura ralada 
200 gr. de queijo fresco
100 gr. de passas
1 cálice de vinho do porto

Preparação:

Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com açúcar. Ligue o forno a 180ºC. Num recipiente, coloque as passas e junte o vinho do Porto, deixe macerar. Num tachinho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão. Deixe ferver, até obter ponto de fio. Entretanto, junte os ovos com as gemas a cenoura ralada e a farinha, mexa muito bem. Adicione o queijo fresco, previamente passado por um passador. De seguida e por último, junte as passas maceradas. Distribua pelas formas e leve a cozer no forno já quente; deixe cozer durante cerca de 35 minutos, em banho-maria. depois de cozidos, retire do forno e desenforme os bolinhos mornos. 



Receita retirada: TV7 Dias A Arte de Bem Cozinhar

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bacalhau com Natas de Ervas Aromáticas

Hoje resolvi  trazer uma sugestão, que eu acho que não há ninguém que não goste, pelo menos aqui em casa, é muito apreciado. Resolvi experimentar com natas de ervas aromáticas e todos aprovaram, espero que também gostem.




Ingredientes:

2 lombos de bacalhau
800 gr. de batatas
1 cebola
1 alho francês
400 ml.de leite
1 folha de louro
1 colher de sopa bem cheia de farinha
200 ml. natas com ervas aromáticas (parmalat)
Azeite q.b
Pimenta q.b
Sal q.b
Noz moscada q.b



Preparação:

Coze-se o bacalhau no leite com uma folha de louro.
Descascam-se as batatas e cortam-se aos cubos pequenos e fritam-se mas deixam-se ficar mais cozidas do que fritas. Corta-se a cebola e o alho francês em rodelas finas, refogam-se num tacho com o azeite, até a cebola e o alho ficar translúcida. Retira-se o bacalhau do leite com uma espumadeira e limpam-se as peles e as espinhas e desfaz-se em lascas, adicionando ao refogado. De seguida polvilha-se com a farinha e acrescenta-se o leite coado, deixa-se engrossar continuando a mexer até ficar cremoso, juntam-se as batatas e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada . Envolve-se bem, leva-se a uma travessa de ir ao forno e por cima espalham-se as natas, enfeitam-se com azeitona é (opcional). Vai a gratinar ao forno quente durante + ou - 20 a 25 minutos até a parte de cima ficar bem douradinha. Acompanhe-se com uma salada. 
Bom apetite!