segunda-feira, 31 de março de 2014

Bolo de Aniversário

O meu pai, fez 62 anos, e como é habitual, fiquei responsável pelo bolo de aniversário. Fécula de batata foi o bolo que escolhi, é efetivamente muito bom, profundamente fofo e não muito doce.
Já para não dizer que a meu ver ficou bonito.
Parabéns pai, ainda bem que gostaste!


Ingredientes:

6 ovos
250 gr. açúcar
100 gr. de fécula de batata
sumo de meio limão
1 colher de chá fermento

Profiteroles (chuchus):

150 gr .de farinha
50 gr. manteiga
3 gr. de sal
2,5 dl. de água
3 a 4 ovos

Recheio e cobertura do bolo: 

300 dl. de natas
Açúcar q.b 

Recheio e cobertura dos profiteroles:

Creme pasteleiro  q.b
150 gr .chocolate
50 dl. de natas
1 colher de sopa de mel



Preparação bolo:

Pré-aquecer o forno:
Bater as gemas com o açúcar muito bem, junta-se a fécula de batata com o fermento, de seguida o sumo do meio limão e por fim envolve-se as claras em castelo. Unta-se uma forma com manteiga e polvilhada com farinha  e leva-se ao forno durante 25 minutos a 180º. Depois de cozido desenforma-se e deixa-se arrefecer


Preparação dos profiteroles:

Põe-se um tacho com a água, o sal e a manteiga e leva-se a lume forte até ferver, retira-se o tacho para fora e deita-se -lhe a farinha toda de uma só vez, batendo-se  bem com uma colher de pau até se formar uma massa espessa, volta ao lume batendo-se sempre até que a massa se despegue do tacho e da colher  formando uma bola. Retira-se então do lume e vão-se-lhe juntando os ovos um a um batendo bem e levantando a massa para arejar,  até que os ovos fiquem bem incorporados, mas nunca juntar o segundo ovo sem o primeiro  estar completamente incorporado. Se ao deitar o terceiro ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o quarto ovo numa tigela aos poucos até a massa ficar na consistência desejada.
Unte 1 ou 2 tabuleiros com farinha nos quais se vai dispondo a massa com um saco pasteleiro ou com uma colher dispondo aos montinhos, distanciados uns dos outros, leva-se aos forno a forno a 180º durante 20 minutos, também se pode verificar se estão cozidos sacudindo levemente o tabuleiro, se os bolos se soltarem estão prontos, depois de cozidos deixam-se no forno mais 5 ou 10 minutos mas com a porta do forno aberta e com o forno desligado.

Montagem:

Corte o bolo ao meio e recheio com 1/3 das natas que entretanto as bati com açúcar, coloquei a outra metade do bolo e com o resto das natas, reservando algumas natas para a decoração, cobri o bolo todo com as natas. Recheie os profiteroles com creme pasteleiro, e barrei-os com chocolate (derretido em banho maria com as natas e o mel). Depois coloquei os profiteroles sobre bolo, e decorei com as restante natas e creme pasteleiro.





A receita dos profiteroles retirei do livro (O Pequeno Segredo das Cozinheiras)

6 comentários:

  1. wuau mas que bonito esta 5* adorei a decor mt mas mt bonita mt parabens a teu pai que se repita por mtos e mtos anos bjs bs

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimo,
    Muito caprichado,
    Parabéns ao Pai, e a você, pela maravilha que ficou!

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo fantástico,perfeito para um aniversário
    Bj

    ResponderEliminar
  4. E ficou mesmo um miminho o bolo :) O papi deve ter adorado :)
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns, o bolo ficou lindíssimo. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Parabéns para o teu Pai...e parabéns para ti que fizeste este bolo espectacular!
    O teu pai devia de se ter deliciado com cada fatia que comeu ;) Sim porque acho que não ia ficar só por uma!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar