quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo de Cenoura e Laranja com cobertura de Chocolate

Palavras para quê?...Este bolo é uma delicia!...



Ingredientes:

4 cenouras grandes
4 ovos
1 laranja ( raspa e sumo)
180 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
2 dl. óleo  de girassol
1 c. de sobremesa fermento

Cobertura:
200 gr. de chocolate
1 c. de sopa de mel



Preparação:

Pré-aquecer o forno nos 250º.
Descascar as cenouras, partir aos bocados por na liquidificadora junto com óleo, açúcar e o sumo da
laranja e triturar tudo muito bem. Numa taça deitar a mistura anterior e juntar os ovos a raspa da laranja e peneirar a farinha com o fermento, bater tudo muito bem. Untar uma forma e forrar o fundo com óleo, levar ao forno a 180º, durante 45 minutos. Depois de cozido e deixar arrefecer um bocado cobrir com o chocolate que foi derretido em banho-maria, depois do chocolate derretido juntar o mel misturar bem e cobrir o bolo. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Marmelada


Gosto muito desta estação outonal, porque adoro fazer doces e compotas com os frutos desta época.
Acho que não há  ninguém que não goste de marmelada caseira, apesar de dar algum trabalho, é muito simples e de fácil preparação, todos os anos faço.




Ingredientes:

1.800 kg de marmelos (lavados, descascados e descaroçados)
1 kg de açúcar

Preparação:

Partem-se em cubos os marmelos, colocam-se num tacho com o açúcar e com um pouco de água + ou- 1 dl, leva-se ao lume a cozer em lume brando, mantendo a fervura e mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, depois de bem cozido e este processo ainda demora um pouco, passa-se a varinha magica até ficar tudo muito bem passado, deixa-se cozer mais um pouco mexendo sempre até formar ponto de estrada. Põe-se a marmelada em tigelas, e deixa-se secar ao sol, depois tapa-se com papel vegetal embebido em aguardente.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Queijadinhas de Requeijão

Estas queijadinhas deliciosas, foram fruto de uma receita da Filipa Gomes que eu vi num programa televisivo de culinária (24 Kitchen). Ficaram muito fofas e todos adoraram, por isso não duraram mais de um dia. É uma receita fácil e prática que qualquer um rapidamente concretiza, adoçando a boca de toda a família e que podem ser servidos com um chá ou um café fresquinho.



Ingredientes:

2 requeijões de Seia 
250 gr. de açúcar
150 gr. de manteiga amolecida
5 ovos
100 gr. de farinha com fermento

Preparação:

Desfazer o requeijão com um garfo, juntar o açúcar e bater muito bem até ficar um creme, juntar a manteiga e bater mais um pouco, partir os ovos para uma tigela mexendo com um garfo, juntar á mistura anterior aos poucos batendo sempre e por fim juntar a farinha envolvendo muito bem.
Colocar as forminhas de papel dentro de formas de queque, encher com o preparado e levar ao forno a 180º graus durante 15 a 20 minutos. Deixei arrefecer e polvilhar com canela e açúcar em pó.





terça-feira, 1 de outubro de 2013

Compota de Figo




Ingredientes:

800 gr. de figos
400 gr.de açúcar (usei açúcar da Sidul para compotas)
1 pau de canela
1 casca de limão

Preparação:

Levei muito bem os figos e cortei-os ao meio. 
Coloquei-os num tacho e juntei o açúcar, a casca de limão e o pau de canela, levei a cozer em lume brando, fui mexendo de vez em quando para não agarrar ao fundo, até obter ponto de estrada.
Retirei o pau de canela, e a casca de limão, e guardei em frascos esterilizados.