quarta-feira, 13 de março de 2013

Coquinhos de Leite Condensado


Para quem gostar de côco, estes bolinhos, são maravilhosos e fáceis de fazer. Numa festinha de família desde os adultos até ás crianças, ninguém os costuma rejeitar.





Ingredientes:

1 lata de leite condensado
30 g de manteiga sem sal
120 g de côco ralado
3 gemas
Chocolate granulado

Preparação:

Junte todos os ingredientes, (excepto o chocolate), numa panela e leve a lume brando mexendo sempre até o preparado se começar a descolar do fundo. Retire do lume, coloque num prato e deixe arrefecer (para facilitar a moldagem pode colocar o prato no frigorífico). Molde bolinhas e polvilhe com o chocolate granulado.


Receita retirada: Daqui

quarta-feira, 6 de março de 2013

Pudim à Abade de Priscos

Pudim Abade de Priscos é um doce típico do Minho mais propriamente de uma aldeia com mesmo nome, que fica nos arredores de Braga. O (Manuel Joaquim Machado) mais conhecido por Abade de Priscos foi um cozinheiro amador de grande mérito, português do século XIX. Há imenso tempo que andava com vontade de experimentar confeccionar este pudim, pois aqui está. 



Ingredientes:
500 gr. de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
50 gr. de presunto gordo
15 gemas
1 cálice de vinho do Porto

Preparação:


Comece por levar ao lume 150 gr. de açúcar com um pouco de água, para fazermos caramelo.
Com este, caramelize uma forma de pudim. De seguida, leve ao lume um tacho com cerca de 2 dl de água os restantes 350 gr. de açúcar, a canela, a casca de limão e a gordura de presunto. Deixe ferver, até atingir o ponto de fio e, depois, coe a calda por um passador. Entretanto enquanto esta arrefece, junte às gemas o vinho do Porto. Misture a calda arrefecida com as gemas e passe novamente pelo coador. Finalmente, verta para a forma e leve ao forno médio, em banho-maria, durante 1 hora. Retire, e deixe arrefecer e desenforme.
Não deixem de experimentar, este doce maravilhoso! 


Receita retirada do livro: Gastronomia Regional Portuguesa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Bolo Diferente




Ingredientes: 

3ovos
125 gr. açúcar
2 c. (sobremesa) de açúcar baunilhado
125 gr. de manteiga 
100 gr. de amêndoa moída 
1 c.(sopa) sumo de limão 
50 gr. de pão ralado 
75 gr. de farinha maizena 
1 1/2 c.( chá) de fermento em pó 
1c.(de sopa) de rum

Para o recheio:

1 lata de pêssego em calda
40 gr. de amêndoa palitada
Passas q.b
Açúcar em pó q.b

Ingredientes:

Pré-aquecer o forno 200º.
Bater os ovos com os açucares e junta-se a manteiga amolecida. À parte, mistura-se amêndoa moída com o sumo do limão, o pão ralado , a farinha maizena e o fermento em pó. Junta-se ao preparado anterior, assim com o rum, batendo sempre com a batedeira, até obter um preparado homogêneo.
Seguidamente, unta-se uma forma com um pouco de manteiga e polvilha-se com amêndoa moída.
Coloca-se a massa na forma e alisa-se a superfície. Depois, coloca-se as metades do pêssego a toda volta por cima da massa. Polvilha-se com as lascas de amêndoa (reservando algumas para a decoração final) e com as passas e leve-se ao forno a 180°, por cerca de 30 a 40 minutos. Depois de o bolo cozido retira-se desenforma-se e polvilha-se com mais lascas de amêndoa e o açúcar em pó.
Sugestão: Pode substituir os pêssegos, por maças ou metades de pêras.

Retirada da revista: Segredos de Cozinha