Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bolo de Maçãs à Alsaciana

Ficou uma maravilha este bolo, o sabor da canela a juntar à maçã
fica delicioso a textura é fofinha, húmido e muito saboroso...enfim uma delícia!



Ingredientes:

4 maçãs reinetas
200 gr. de farinha
200 gr. de margarina derretida
200 gr.de açúcar (usei açucar amarelo)
4 ovos e 1 clara
1 colher (chá) de fermento em pó
1 limão (só a raspa)
1 colher (chá) de canela em pó


Preparação:

Bate-se bem o açúcar com as gemas e duas colheres (sopa) de água até
estas ficarem fofas. Incorpora-se então a margarina derretida e arrefecida, a farinha misturada com o fermento, raspa de limão,
uma colher (chá) de canela em pó e no fim as cinco claras batidas
em castelo. O forno já deve estar bem aquecido (250º).
Unta-se uma forma das de abrir sem chaminé, de 25 cm
de diâmetro e enche-se com a massa.
Entretanto, descascam-se as maçãs, cortam-se em quatro e cada quatro em fatias finas mas de forma a não descolar umas das outras.
Colocam-se estes quartos de maçã (com a parte cortada para cima)
em  toda a volta de forma e também a meio.
Polvilha-se  de açúcar e leva-se  ao forno a cozer a (180º).
Coze cerca de 40 minutos (no meu forno cozeu em 30 minutos).
Quando cozido desenforma-se e polvilha-se de açúcar de confeiteiro.


Receita retirada do livro (O Pequeno Tesouro Das Cozinheiras)



30 comentários:

São Ribeiro disse...

LI O COMEÇO DO POST E FIQUEI LOGO COM VONTADE DE FAZER, VEJO AS FOTOS E ENTÃO QUASE BABO...QUE LINDO E DEVE SER UMA DELICIA.
GOSTEI MUITO.
BJS

Unknown disse...

Ilda,estou sentindo o aroma daqui!Amei a maneira como vc dispos as maçãs por cima, ficou um bolo muito lindo e delicioso com certeza... beijkas

Miriam Bralli disse...

Olá Minha Querida,

Ilda que delícia de bolo, fiquei morrendo de vontade, parabéns está perfeito!!!

Um Grande Abraço \o/
1000 Beijokinhas

Beth Martins disse...

Lindo bolo amiga, adoro bolos de maçã, e este està maravilhoso, parabens!

beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Que bolinho lindo e grandinho!!!

bjoka
Rita

Autora do Blog disse...

Que belo bolo!
Ficou mesmo bonito e apetitoso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Josy disse...

Bolos de maçãs são muito bem vindo aqui em casa, o aroma que ela exala quando está assando juntamente com a canela é imcomparável. Ficou muito linda a decoração. Adorei. Bjocas

claudia disse...

Ilda
este bolo deve ser uma maravilha ... fiquei encantada só com as fotos

Beijinhos
Cláudia

Sofia.Lopez disse...

Olá Ilda :)
este bolo ficou maravilhoso! O que eu não dava para poder comer uma fatia...!!
Beijinho

Dulce Caldeira disse...

Está maravilhoso Ilda, vai já para a minha lista de favoritos a fazer;)
Beijinhos.

Alice disse...

Ilda, esse bolo está perfeito!! Estou absolutamente rendida, maçã e canela é mesmo das minhas combinações favoritas!:)
Beijinhos:)

Inês Ginja disse...

Olha que lindo bolo! magnífico mesmo. Apetece tirar uma fatia e beber com um belo chá.
Um beijinho.

regina disse...

Adoro bolos de maçã. Este deve ter ficado delicioso.
Adorei o teu cantinho
Beijinhos

Andréa Santana disse...

MAÇÃ E CANELA COMBINAÇÃO PERFEITA, ESTE BOLO COM UM CHÁ É TUDO DE BOM, FICOU LINDO!

BJS..♥

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adoro bolo de maçãs!
Ótima receita.
Bjim
Léia

A Paixão da Isa disse...

adoro tudo que leva maça esse bolo ficou 5* muito bom e bonito adorei bjs

Gisela disse...

Ilda, acredito em ti, ficou tudo o que mencionas mais uma coisa: Lindo!!
Um beijinho

jasna varcakovic disse...

Cake looks adorable... My favorite cake are those with apples
Have a good weekend Ilda

MissB disse...

Uauuuu! Este bolo está mesmo convidativo, muito apetitoso!
Adoreiiiii :D
Beijinhos

Papinha Doce disse...

Olá Ilda,

Ficou lindo o bolo e quando vi o interior então... delicia.

Bom fim de semana
Beijinho

fimere disse...

il est magnifique et bien tentant parfait pour accompagner une tasse de thé
bonne soirée

Irene disse...

Esse bolo está fantástico!
Lindo! Lindo!
Ai quem me dera uma fatia para o meu pequeno almoço!
Bjocas e bom fim de semana

Andreia disse...

Gosto imenso de bolo de maçã Ilda. Ficou com um aspecto maravilhoso... Vai para a listinha. Beijinhos!!!

Danni e Lype disse...

Olá Ilda,
Eu estava navegando em blogs de algumas amigas e acabei chegando no seu cantinho...
Nossa!!! Fiquei um tempão no seu blog e adorei tudo o que vi... Aquele bolo de limão com iogurte, o pudim e mesmo esse bolo MARAVILHOSO!!! Parabéns!!!
Como eu sou abusada (risos) resolvi te seguir para acompanhar as suas novidades...
Ganhou uma fã...
Irene

Jayanthy Kumaran disse...

awesome..droooooooooling here..;P
Tasty Appetite

Falando com as batatas disse...

hummmmm lindooo e parece muito gostoso

beijus

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

O teu bolo fica com um aspecto bem fofinho, deve ter ficado muito bom
Um domingo tranquilo
Bjs

sadhia disse...

parabens pela receita querida deve estar divina mesmo parabens
bjãoooo hoje tenho cucpake de torta de limão bjão

Formiguinha disse...

Olá Ilda:)

Que belo e delicioso bolo! Por acaso tenho um livro com uma receita parecida que já me chamou a atenção várias vezes, acho que vai ser desta que vou experimentar.

Boa semana!
Beijinhos

Unknown disse...

Olá, fiz o bolo é-te fim de semana. E até segunda não havia nada ... A minha família adoroooooo... Obrigada pela receita. ;) continuação de boas reçeitas !!!