Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bolo de Café

Já totalmente recuperada e bem disposta para comentar os vossos blogs,
resolvi vos presentear com este bolo, que é muito bom principalmente
para quem for apreciador de café.  Este bolo de café é maravilhoso
com uma cobertura tão aveludada que se derrete na boca... 



Ingredientes para o creme:


7 c. de (sopa) de café forte
7 c. de (sopa) de licor de café
125 gr. de açúcar
3 gemas
100 gr. e manteiga sem sal


Para a massa:


6 ovos separados
250 gr. de açúcar
1 limão
2 c. (sopa) de café solúvel
100 gr. de farinha com fermento


Preparação do creme:


Num tacho, mistura-se o café, o licor e o açúcar.
Cozinha-se em lume brando até engrossar, mexendo.
Bate-se as gemas e, aos poucos, adiciona-se o xarope, batendo com varas de arame.
Por ultimo, junta-se a manteiga previamente batida. Deixa-se arrefecer e guarda-se no frigorífico.


Para a massa:


Bate-se as gemas com o açúcar e o sumo de limão.
Dissolve-se o café em igual porção de agua quente e mistura-se com a gemada.
Adiciona-se, as poucos, a farinha sem bater, alternadamente com as claras batidas
em castelo. Deita-se a massa numa forma  untada com papel vegetal  também untado.
Coze-se no forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos. Deixa-se amornar.
Desenforma-se sobre uma rede, deixa-se arrefecer e corta-se ao meio.
Recheia-se e cobre-se com o creme gelado. Enfeita-se com pepitas de chocolate.

42 comentários:

Beth Martins disse...

Ilda este bolinho ficou lindissimo amiga adoro café, impossivel resistir a este bolo e essa cobertura meu Deus fciou 5* parabens!

bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Ficou um bolo muito bonito...

Bjoka
Rita

Autora do Blog disse...

Lindo e certamente delicioso.
Como apreciadora de café que sou, acho que iria adorar esse bolo.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Mónica Silva disse...

Ilda o bolinho tem um aspecto delicioso :) Eu não toma café mas sobremesas com café marcham todas :)

Beijinho

Felismina disse...

Ilda além de visualmente muito bonito, deve ser muito saboroso!

Bjs.

Dulce Caldeira disse...

Ilda, adoro café, o bolo está lindo!
Fica guardada;)
Beijocas.

Alice disse...

Ilda, que belo bolinho, tão lindo e tão bom com o sabor a café! E que rica imagem me deixaste na cabeça dessa cobertura aveludada que se derrete na boca!!! Deve ser mesmo uma delícia!
Beijinhos:)

Irene disse...

Ai Ilda, Ilda!!!Agora deixaste com água na boca!!!!Adoro bolos de café!!
Estou na eminência de o fazer...E de que maneira!!!Decidiste-me!
Parbéns o bolo ficou lindo!
Bjocas

Nadji disse...

Un gâteau bien délicieux.
j'en prendrai bien une tranche.
A très bientôt

Lorena disse...

Una maravilla de pastel, adoro la crema de café!!!
BESITOs
http://notasenmicocina.blogspot.com/

A Paixão da Isa disse...

eu sou fan de tudo que leva café o teu bolo esta 5* muito bem decorado adorei bjs

São Ribeiro disse...

UM BOLO PERFEITO PARA MIM POIS ADORO CAFÉ, DIRIA ATÉ QUE SOU VICIADA.
FICOU LINDO E O SABOR JÁ O IMAGINO...DIVINO.
BJS

Gisela disse...

Este bolo parece-me uma delicia. Gostei imenso
Um beijinho

Danni e Lype disse...

Olá Ilda,
Eu adoro café... Esse bolo então... ARRASOU!!! Parece DELICIOSO!!! Quase comi a foto quando vi a cobertura tão cremosa e que derrete na boca...
Está simplesmente IRRESISTÍVEL!!!
Não resisti e levei a receita comigo.
Grande beijo, Irene

Unknown disse...

Como ficou perfeito teu bolo minha amiga!

Adoro os sabores à café, magnifico!

Isabel Salvador disse...

Mesmo ao meu gosto amiga que maravilha este teu bolo adorei....bjokitas

Josy disse...

Que visual lindo Ilda, eu costumo tomar café e gosto muito de café, agora em doces e bolos, gosto mais ainda rsrsrs
Gostei muito da receita, a textura ficou bem macia e essa cobertura fantástica. Lindo. Beijinhos

Fumo Na Panela disse...

Que belo aspecto!!!
Deve de ter um sabor excelente...
Beijinhos :)

http://fumonapanela.blogspot.com/

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Olá Ilda, o teu boo está muito bonito e deixa adivinhar um sabor que eu gosto muito

saboracasa disse...

hmmm fiquei a "babar" muito bom !

saboracasa disse...

hmmm fiquei a "babar" muito bom !

Andréa Santana disse...

ILDA QUERIDA,
ESTE BOLO FICOU MARAVILHOSO IMAGINO O SABOR SUAVE DO CAFÉ, HUMMMMMM, DELÍCIA!

TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BJS..

Xana Bértolo disse...

Essa cobertura está de facto apelativa!!!
Deve ser mesmo bom :)
um beijo

Rosita Vargas disse...

Te ha quedado de lujo un bello pastel para mí es una exquisitéz,abrazos y abrazos.

fimere disse...

j'aime beaucoup le gout du café dans les gâteaux c'est délicieux
bonne journée

claudia disse...

Ilda
esse bolinho ficou fantástico ... (eu sou suspeita pois gosto de tudo que tenha café eheheheh)

Beijinhos

Andreia disse...

Ó Ilda, este bolo está uma perdição. Que rico aspecto!! Sou dependente de café portanto foi já para a lista. A apresentação está excelente e já imagino o cheirinho pela casa... Beijinho!!

Tere Marcellino disse...

Que delicia, amo café.
E esse bolo ficou com uma decoração tão fofa, ficou lindo.
Ótima semana.
Beijos.

Sofia.Lopez disse...

Olá Ilda :)
Fico muito contente em saber que já estás melhor :)
O teu bolo está lindo, uma autêntica gulodice...gostei muito!!
Um beijinho

Mary disse...

Olá !
Adorei esse bolo,adoro café logo para mim esse bolo é excelente.
Não conhecia teu blog foi ao acaso, gostei.Convido-te a visitares o meu recanto agurado tua visita.Obrigado.

Um bjinho

Natália Eleutério disse...

Aspecto delicioso, adorei, bjs!

~Lexibule~ disse...

Quel divin gâteau!! J'adore ces saveurs dans les desserts;) Bon jeudi!!xxx

Carminha Lyra Andrade disse...

hummmm...delicia!

Milena Andrade disse...

Hum... que delícia Ilda!
Amo café e esta receita parece maravilhosa! Ilda querida, adorei o seu blog, vou visitar mais vezes! um beijo. (Brasil)

Visite também a Cozinha Doce.

Miriam Bralli disse...

Olá Ilda Minha Querida,

Que aparência deliciosa e sendo de café deve estar ótimo, amei!!!

Que bom que estas bem...fico feliz!!!

1000 Beijokinhas

João Silva disse...

Que rico bolo! Adorei esta cozinha!!!estou na onda!!!
xi

João Silva

Felismina disse...

Olá Ilda, passei para deixar um bjs e saber se está tudo bem!

Bjs.

Ana - Lady ao fogão disse...

que bolinho delicioso!!
es da minha terra Ilda :)

bj
http://ladyaofogao.blogspot.com/

Marta Costa disse...

Olá priminha,
este bolo ficou com um aspecto delicioso...
Tenho de experimentar esta receita.
Espero que esteja tudo bem convosco!!!
Beijocas ;)

mar disse...

que rico :) me encantaa

Bake | Eat | Share disse...

Adoro café e este bolo ficou com um óptimo aspecto!

Vino y Miel disse...

Con lo que en casa nos gusta el café, esta tarta tiene que estar deliciosa.