Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bolo de Aniversário das minhas filhas

    Faltava pouco tempo para o aniversário das minhas filhas e eu andava a dar voltas a cabeça sem saber o que fazer, li várias receitas, mas nenhuma era a tal, então decidi usar a imaginação,e fui visitar uma loja de produtos de culinária que tenho a sorte de ter perto de casa, quando reparei na pasta de açúcar, surgiram logo ideias, e fui logo para a cozinha pô-las em prática, as minhas filhas adoraram embora o aniversário delas tenha sido em março mas só agora é que tive a oportunidade de criar este meu cantinho, eis o resultado:




 
Bolo de Amêndoa

Bolo:
220 g de amêndoas inteiras
2 copos de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
1/2 colher de sobremesa de essência de amêndoas
6 ovos
200 g de manteiga, temperatura ambiente
2 colheres de sopa de licor
2/3 copo de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio:

300g de açúcar
8 gemas
1dl de água

Confecção do Bolo:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga.
No recipiente , colocar as amêndoas inteiras, o açúcar, o sal, e a essência de amêndoas e processar até as amêndoas estarem bem trituradas. Adicionar os ovos, a manteiga, o licor e processar
somente até que os ingredientes fiquem misturados.
Adicionar a farinha e o fermento em pó e processar de novo somente até homogeneizar a massa. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Deixar o bolo arrefecer completamente antes de desenformar.
 
Confecção do Recheio:

Põe-se o açúcar num tacho com 1dl de água e leva-se ao lume a ferver. Logo que levante fervura, conta-se exactamente 1 minuto, e meio e retira-se do fogão.
Separam-se as gemas das claras, as gemas coam-se por um passador para dentro de uma tigela, onde se lhes vai incorporando a caldade açúcar em fio e batendo sempre com uma colher de pau.
Quando a a mistura está perfeita leva-se de novo ao lume mexendo sempre com uma colher de pau até o doce engroçar e ficar como um creme grosso.
Deixa-se arrefecer e está pronto a utilizar como se pretender. 

2 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Parabéns para as tuas filhas mas também para ti pois o bolo ficou bem lindo,


beijinhos!

Josy disse...

Olá Ilda, vim conhecer seu blog, amei esse bolo, está simplesmente magnifico, lindo, e o recheio com certeza saboroso. Voltarei mais vezes, gostei muito do seu blog, parabéns e sucesso. Vou levar o link para poder acompanhar suas receitas...bjos...ótima semana
Parabéns a suas filhas, que Deus as abençõe

Josy